DICAS DE MOTOCICLISMO

 

Comprou uma moto? Esportiva ou Estradeira...?

 

 

Pois é, agora é colocar um escapamento esportivo, uma jaqueta de couro e ir para um "Moto Show" agitar! Quero chegar acelerando, pois é assim que eles fazem por lá, é tudo Moto Show! É Adrenalina, Manobras Radicais!

 

ERRADO!

 

Quero frisar aqui as 2 palavras que todo "Motociclista" deve saber: "Comportamento e Respeito"

 

Não sou Deus, nem dono da verdade, só quero passar o que sei, o que já vivi, o que se comenta entre outros irmãos e vejo no dia a dia do Motociclismo e Motoclubismo, para que você possa aproveitar ao máximo Seu Novo Estilo de Vida, sem contrariedade. Com certeza você irá aprender muito mais com a Experiência.

 

Todos tem seu Estilo Próprio e forma de pensar diferente, mas um "Todo" tem sua particularidade.

 

Definições que você deva saber (não fui eu quem criei, é assim, muitos não ligam, misturam ou discordam, mas em geral seria assim):

ALGUMAS EXPLICAÇÕES/DEFINIÇÕES:

 

- Motoqueiros: São os chamados bagunceiros, pessoas que possuem motos, mas não sabem se comportar em certos locais, são famosos por sua característica de ficar acelerando e queimando pneus, empinando (principalmente em lugares errados), enfim, verdadeiros baderneiros, não respeitam leis de trânsitos, independente do modelo da moto. Podem Ter motos Esportivas ou Estradeiras.

- Motociclistas: São pessoas que têem motos para seu uso racional, curtem o Motociclismo. Não gostam de serem chamados de Motoqueiros. Curtem a estrada, geralmente são rigorosos no quesito Respeito as leis de trânsito, gostam mais da parte "Sossego" do Estilo. Podem Ter motos Esportivas ou Estradeiras.

A sociedade em geral ainda não sabem as diferenças; para o mundo é tudo "Motoqueiro", apesar que como vem sendo muito pregado, no futuro próximo essa definição será bem diferenciada. Por isso devemos ainda ter calma e explicar àqueles que usam só a definição "Motoqueiros" sobre essa diferença entre Motoqueiros x Motociclistas, mesmo porque no Dicionário essas 2 palavras são sinonimos.

 

 

- Jaspeiros: Na maioria, possuem Motos Esportivas, gostam mais das Adrenalinas, uma velocidade maior, se juntar com outros que possuem motos grandes, frequentam lugares diferentes dos Estradeiros, enfim, Motos Caras, Esportivas e Chamativas. São famosos também por ter um lado "Motoqueiro" de ser, existem exeções, mas na sua maioria são mais agitados!

- Estradeiros: Na maioria, são Motociclistas que possuem Motos Custom, estilo as Harleys Davidsons, ou deste estilo, gostam mais das Estradas, sem altas adrenalina, estão ali para curtir o estilo, viver o motociclismo em si, curtir a irmandade, os encontros, etc; Mas também podem ter Motos Esportivas ou Estradeiras.

* Em geral há discriminação entre Jaspeiros x Estradeiros, o que na minha Opinião acho erradíssimo. Alguns no Extremo da Violência, inaceitável em nosso meio. Essa discriminação as vezes causa a perca de todo sentido da palavra "Motociclismo", tudo é questão de saber Respeitar um ou outro, não precisa aceitar, ser os 2, mas também não precisa sair falando mau de um ou de outro. Saiba se comportar entre quaisquer deles e sejamos todos "Motociclistas", independente da sua moto!

Não se julgue Superior ao outro só porque tem uma Moto Mais Cara, tem um Estilo que você acha certo, se julga mais Motociclista, ou é o certo na história...

 

- Alguns costumam dizer que Jaspeiro ou Estradeiro é um Estado de Espírito, um modo de comportamento que o Motociclista interage com a irmandade e sua moto. Também faz sentido! Porque não é a moto que faz o Motociclista, e sim o próprio! 

Não há problema em gostar de barulho, de acelerar, de queimar pneu, etc; desde que saiba fazer isso nos lugares certos, momentos certos e saiba respeitar os direitos dos outros.

 

Os Encontros:

- Moto Shows: Geralmente são Encontros de Motos de todo tipo, antigamente todos Encontros eram definidos assim, e até hoje se usa esta expressão, mas devagar está sendo diferenciado, aqui as vezes há excessos quanto à bagunça, motos menores se misturam às maiores e o quesito "Comportamento" foge totalmente à regra.

- Encontros de Motociclistas: Aqui o que se percebe é a mistura de todo tipo de motos, Jaspeiros e Estradeiros, num só local, convivendo harmoniosamente. Geralmente aqui há controle de motos menores (geralmente pq são exibicionistas e muito baderneiros...) que são proibidas de entrar nos locais do evento, existem excessões que é facilmente percebida por quem conhece o estilo. Todos estão ali para curtir um bom encontro!

- Aniversários de Moto Clubes: O Próprio nome já fala, é uma festa particular, as vezes é liberado geral, as vezes dentro de locais fechados, são liberados só para Moto Clubes e/ou Motociclistas em geral, o comportamento aqui é um pouco diferente, pois em festas de um Moto Clube, deve-se seguir o comportamento ali presente, primeiro procure se informar como é o evento, se pode fazer barulho, se tem local para isso, se não é permitido, se existe local separado para sua moto, enfim, não vai chegando e se sentindo "dono do pedaço", aqui predomina muito o: "Respeito". 

Geralmente aqui há controle de motos menores (explicado abaixo), que são proibidas de entrar nos locais do evento.

* Se é um Evento Jaspeiro, se pode acelerar e você está louco para isso, ok, olhe ao lado e procure estudar o ambiente primeiro, já vi aceleraços de motos que não deram muito bem não! Outros já fica bonito, são motos esportivas, o cara gosta disso (e gosto não se discute), o público em geral, da cidade, ou os jaspeiros, gostam disso, acha diferente, tem uma visão diferente sobre tudo isso. 

* Se é um Evento Estradeiro, primeiramente saiba que Aceleraço não é bem vindo. Procure não "Chamar Atenção", a intenção ali não é essa, a intenção num Evento Estradeiro, é curtir o local agradável com uma boa música, com um bom papo sem precisar gritar por causa dos barulhos das motos, cumprimentar a irmandade, etc, então chegue, desligue sua moto, pegue uma cerveja e vá curtir o Encontro, os amigos!

* A questão Preconceito das motos menores. Não é questão de Preconceito e sim do quesito "Comportamento", "Respeito", geralmente as motos menores são usadas por Motoqueiros que não tem noção alguma de Motociclismo, são aqueles que pensam que tudo é "Moto Show", que tem que rancar o escapamento da sua moto, e chegar acelerando por toda parte, enfim praticar Manobra Radical, pois pensam que ali é um evento assim. Uns acabam não fazendo por mau, e sim por desconhecimento.

 

* "Motos Menores" (de baixa cc), não quer dizer que são todos de baderneiros, existem muitos Motociclistas por aí que possuem essas "Motos Menores" e estão em todos Encontros, dão "Lição" a muitos, no quesito "Comportamento" e "Respeito", as vezes de Moto Clubes, e entram em todos eventos por já terem conquistado o seu "Respeito". É fácil diferenciar os CGzeiros (ou baderneiros com quaisquer motos menores) de Motociclistas que tem "Motos Menores". Eu mesmo, por muitos anos, fui em Encontros de CG, e nunca tive coragem de colocar um Escapamento Cerrado e ficar pagando mico de baderna ali, barulho é para motos grandes, seja Estradeira ou Jaspeira. Mas é isto a diferença.

A moto você compra, o Espírito, o Sangue, não.

 

 

Muitos são os belos "Encontros" que chama atenção pela sua capacidade de reunir Motociclistas para uma boa confraternização, seja Encontros Estradeiros ou Jaspeiros. Porém o que chama atenção é a falta de conhecimento que muitos tem em diferenciar os fatos descritos acima.

 

Muitas pessoas Têem motos, mas não sabem Ter! Por desconhecimento ou ignorância.

 

Motociclismo é também saber se portar em ocasiões diferentes.

Se não gostam de Eventos Estradeiros, não vá! Se não gostam de Eventos Jaspeiros, não vá! Senão gostam de Mistos, não vá! É fácil de saber quem é o que antes de ir.

Para quem gosta de todos, como eu e uma maioria, saibam se comportar e respeitar.

  

A idéia deste texto é tentar explicar para àqueles que desconhecem essas diferenciações, saber se comportar e respeitar, fazer entender que este é um meio em que se deve tirar um CNH antes, falo isso porque eu também comecei assim, já passei por muitas coisas e aprendi apanhando, e hoje sei me portar em cada evento de modo a não ofender as intenções, porque gosto de todos.

 

Onde têem Motociclistas reunidos, é lá que quero estar!

Sem Discriminação!

 

Assim você pode virar "Motociclista" e poder curtir todo evento sem sair aborrecido ou ofendido, ir num evento e poder dizer:

"Que bom, desestressei do meu dia-a-dia!, revi meus irmãos, volto para casa feliz!"

 

 

Abraços a todos e sejam felizes neste Maravilhoso Estilo de Vida

 

 

Presidente

Motrópolis Moto Clube

Goiânia  -  Goiás

www.motropolis.com.br

presidente@motropolis.com.br 

 

 

 

 

 

 

DICAS DE MOTOCLUBISMO (Moto Clubes)

Não necessariamente você precisa fazer parte de um Moto Clube para se integrar à irmandade, é mais fácil, porém não é regra! Agora, se você pensa em se associar à quaisquer um, procure antes, se entrosar com alguns deles para ver qual você se encaixa melhor, qual te da mais afinidade, etc. Não é o Moto Clube que tem que correr atrás do Associado, senão vira "Grupinho de Amigos" Moto Clube é mais do que isso! Moto Clube é uma segunda família, é uma coisa para se levar a sério para se ter uma diversão e laser mais garantido. O que mais existe por aí, são pessoas que criam Moto Clubes que duram alguns meses, simplesmente porque não existe regras nem responsabilidades! Em quaisquer sociedade que queira se manter organizada, bonita, sociável, unida, tem que haver regras e saber respeitá-las. NÃO É MILITARISMO. Uma coisa é seguir regras severas, outra coisa é aproveitar as regras a seu favor, ao seu ideal! Sociedade requer organização, organização requer disciplina e respeito; querendo ou não você faz isso o tempo todo sem que perceba, até mesmo ao andar no trânsito e parar no sinal vermelho! Você não é obrigado a virar Budista, mas se virar um, tem que frequentar um templo budista! Isso é Regra e nem por isso achará ruim! 

O Bom de um Moto Clube é se sentir valorizado, respeitado e eternizado com a irmandade e seus amigos que são visto como seus irmãos. É sentir orgulho, amor ao Ideal, prazer ao vestir a sua camiseta que é a sua segunda pele.

"Porque sozinho você chega lá, mas, com um Moto Clube você vai mais longe"

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DICAS DE PILOTAGEM

Dicas para você andar melhor e aproveitar sua máquina!

Leia com atenção, você vai ver que temos sempre algo a aprender!

Assim como nós, coloque em prática essas dicas, e você vai ver o quanto sua segurança vai melhorar.

ANDANDO NA CIDADE

Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso então veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:
SEMÁFORO: Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim!. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

COM OUTRAS MOTOS:
Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.
Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;

ESTACIONAMENTO: Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto! Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;

COSTURAR NO TRÂNSITO: Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

FAROL ACESO: Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente.

OBS: Sempre que possível, use o farol alto durante o dia, pq?: A resistencia da lampada no alto é mais grossa, logo não queima tão fácil quando na baixa, logo, se queimar a alta, você ainda terá a baixa pra usar tanto durante o dia quanto anoite; se usar somente a baixa no dia e noite, se queimar você não poderá usar a alta direto anoite, é barbeiragem pura!

 

ANDANDO NA CHUVA

Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

AS POSSAS D'ÁGUA: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos) pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane; OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!

CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

FREIAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
 

VIAJANDO EM GRUPO

Quando você pensar em viajar com seu grupo, é sempre bom que se faça um "briffing" antes da viagem e para facilitar este bate-papo aqui vão algumas dicas:
NA ESTRADA: Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.
A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.
Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar propriamente, isso poderá evitar um acidente!
Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.
 
LÍDER DE PERCURSO: Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos.
Critérios de escolha do líder: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.
Atribuições do líder: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.
 
FERROLHO: Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.
Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente.
Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.
 
OBSERVAÇÕES: Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.
Ao líder de percurso não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada.
Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao Ferrolho para comunicar eventual necessidade de interrupção do percurso.  

RITMOS/SINTONIA: É um assunto delicado e de muita polêmica... (nota pessoal do Presidente)
Geralmente, quem compra uma moto de maior potencia, não comprou pra continuar andando como era antes, de 80, 100... é do ser humano evoluir e mudar com isso. Se você tem uma moto pequena anda com seus amigos de motos pequenas, se for comprar uma moto bem maior, não vai gostar nem um pouco de fazer uma viagem com a turma denovo, isso é um fato! Não porque deixou de ser amigos deles, nao tem nada a ver, só que seu ritimo agora é outro, e se torna necessário um outro tipo de conforto e ritimo na estrada.
É uma coisa que só quem ja passou por tudo isso sabe entender, uma pessoa com moto menor jamais vai entender, até que um dia consiga uma maior e irá dizer: "há é mesmo, eu jamais entendi!"
Não é questão de você se sentir abandonado, por um lado você tem que usar de muito Bom Senso e procurar entender o outro lado, e nem é falta de companheirismo também! Aprendi isso com o passar dos anos, ja viajei muito de CG (geralmente não andava com o grupo, saia bem antes...), e hoje tenho uma 4cc e posso dizer sobre os dois lados da história. 
Pra se ter uma idéia, meu ritimo de viagem hoje é de 140 à 160, se você for viajar com um amigo que o ritimo dele é só 20 km/h a menos ou a mais (parece muito pouco, que se pode adaptar, mas não é), é horrível! tanto pra quem quer acompanhar, tanto pra quem tem que esperar!
Aqui mesmo no Motrópolis, temos grandes diferenças, mas achamos um meio de contornar isso que é, as motos menores sairem uma meia hora ou 15 minutos na frente, e dá pra chegar todos juntos no evento. Ou mesmo irem depois ou junto com outros, etc. Mesmo porque geralmente os eventos são pertos, coisa de 200 km, não é necessário aquela junção toda... E nem por isso não temos o Companheirismo, nem por isso saibamos onde estão todos, o que aconteceu, etc. É questão de bom senso!
E se for fazer uma viagem longa, acima dos 500 km deve-se pensar em escolher os companheiros de estrada, principalmente os que têem o mesmo ritimo e sintonia que a sua! 
O fato é que se deve usar o bom senso mesmo, companheirismo na estrada não é só saber esperar os outros é saber entender também! Sei que é chato e desconfortável não poder acompanhar ou "ser deixado pra trás", já passei por isso muito muito mesmo, quando não tinha 4cc como todos meus amigos; mas com o tempo fui me acostumando e se via que não ia acompanhar eles, eu ia sozinho, e ando muito sozinho até hoje.
Não se deve usar o argumento que só porque você tem uma moto pequena, você tem que ser o "coitadinho" na história, moto você sempre estará trocando e comprando outra, geralmente uma maior, é questão de tempo e um dia entenderá isso! Não é a moto que te fará mais motociclista que o outro, é o seu espírito, seu sangue.
Cada um tem seu Ritimo/Sintonia na estrada, e esse fator é determinado pela moto que ele está, mas companheirismo de estrada é determinado pelo seu espírito, seu caráter. Dá pra conciliar tudo sim!
 

PILOTAGEM

Vários são as tópicos que podemos discutir nesta página mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:
FREIADA: freiar deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Freiar um moto não é igual a freiar uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve freiar 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite freiar em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre freiar antes das curvas e não nelas! o freio que pára a moto é o dianteiro!

SINALIZAR FREIADA: Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar propriamente, isso poderá evitar um acidente!

FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA: esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!

FAROL NO ESPELHO: Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

MANCHAS NO ASFALTO: Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!

CABECEIRAS DE PONTES: Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

BURACOS: Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

ESTERÇAR: Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a Mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
 

BAGAGEM

Você pode carregar sua bagagem de duas maneiras: em uma bolsa sobre o banco traseiro ou com alforjes.
Quando você usa uma bolsa sobre o banco, tome cuidado de prendê-la corretamente para que durante a viajem ela não ameace cair e você ter que ficar parando. A melhor forma de prendê-la é utilizando as chamadas "aranhas" (rede de elásticos) que fixada nas pedaleiras traseiras ou embaixo do banco, dão firmeza a sua bolsa.
Se a necessidade apontar para os alforjes, tome a atenção de distribuir o peso de forma igual para que não pese mais de um lado alterando sua pilotagem.
É sempre bom lembrar, quando colocar sua capa de chuva, em um alforje, coloque bem em cima como último item, para facilitar na hora do uso. Se você estiver usando uma bolsa sobre o banco, deixe o pacote da capa por cima da bolsa e tenha sempre um saco de lixo para embrulhar sua bolsa pois geralmente elas não são a prova d'água.
O que levar no macacão? Três coisas facilitam sua vida: a carteira; uma cópia da chave da moto; e o celular. Em caso de parar para abastecer ou dar explicações a polícia! é melhor estar no bolso que no fundo da bolsa toda amarrada! A chave é sempre bom carregar uma no bolso do macacão, afinal você nunca espera perdê-la, mas se caso acontecer é melhor ir até o hotel onde está o macacão do que ter que ir em casa buscar! E o celular pode lhe ajudar se estiver junto ao corpo em um caso de emergência.
 

CAPACETES

A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!
CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".

CAPACETE FECHADO:
O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?
Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo a cabeça da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes importados vem com essa medida em polegadas para você converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701 e se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54;
Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não aguenta meia hora!;
Quexeira: (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo; OBS: para verificar se o capacete está justo ou não peça para que alguém empurre-o pela quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques;
Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;
Altura do capacete é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.
Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.
 

MANUTENÇÃO DA MOTO

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a R$ 3.000,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!

CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantêm mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.

TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais aguentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não excite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa. Fatores importantes devem ser levados em conta, principalmente o pneu certo pra sua moto, não vá pegar um pneu de uma Twister e Colocar na dianteira de uma Srad 1000, cabe la, é bem mais barato, porém não tem o IVP (indice de velocidade do pneu). Assim também existe Índice de Peso, etc. Cada moto, seus pneus adequados.

PARAFUSOS EM GERAL: Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.

ÓLEO LUBRIFICANTE: Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.

GASOLINA NO TANQUE:
Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!

BATERIA:
Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque, são pesadas para empurrar mais de uma vez! OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o pólo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

MOTO NO DESCANSO CENTRAL
: As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.

CAPA DA MOTO:
JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar partes metálicas.
 

 

 

CAMPANHAS EM PROL DO MOTOCICLISMO

Copie essas imagens e encaminhem para seus amigos, ajude a divulgar!

 

 

 

 

CAMPANHA NACIONAL "Zoeira? Tô Fora!"

Tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre a Campanha: Zoeira? Tô fora! que é inserido em alguns eventos na agenda semanal que envio...
 
Bom, é uma campanha antiga criada nos meiados dos anos 90, o objetivo da Campanha não é criticar este ou aquele evento, mas sim criar uma assinatura própria para aqueles eventos que buscam qualidade em vez de quantidade, confraternização em vez de borrachão, liberdade em vez de libertinagem. Ser uma indicação para o motociclista do que ele irá encontrar após viajar. Por isso, é sério que o uso e a participação na Campanha sejam responsáveis, pois, só assim poderemos, em conjunto, modificar o quadro atual, onde existe uma minoria de encontros para motociclistas e uma quantidade muito grande de festas populares, que usam os motociclistas como chamariz, para que promotores possam apenas lucrar, sem dar nada em troca.
 
Para participar da Campanha "Zoeira? Tô Fora!!!" é necessário que o organizador de eventos siga as seguintes regras:

* Camping em local seguro, com respeito ao silêncio necessário para o descanso do motociclista;
* Proibir e coibir que existam aceleraço, zerinho, wheeling amador e tiros de escapamentos em meio ao público, seja ele motociclista ou local;
* Se não for possível proibir, que exista um local próprio para esse tipo de performance;
* Não permitir a entrada de outro tipo de veículos que não sejam motocicletas na área do evento;
* Informar através do cartaz, panfleto ou publicação que o encontro faz parte da campanha;
* Providenciar a segurança necessária.


Não quer dizer que o evento que NÃO leva essa marca seja ruim! Há Excessões. Existem alguns que são ótimos, já fazem parte de uma tradição, é questão de bom senso aceitar os fatos ou não participar. Muitos gostam de Zoeiras e aceleraço em eventos, respeitar o gosto de cada um é válido! O que é inaceitável é BANALIZAR o uso dessa Campanha, inserindo em cartazes e divulgações e ao chegar no evento não ter nada disso! Ja fui em muitos eventos que levam a marca, mas chegando lá a bagunça é geral! ISSO É DESRESPEITO!
Vamos aderir a idéia!
 

 

 

 

 

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